SEGURANÇA ESPACIAL

Militares do COMAE realizam curso na Força Espacial Americana

Curso Joint Commercial Operations (JCO) foi realizado na cidade de Colorado Springs, nos Estados Unidos
Publicada em: 10/04/2023 13:20
Imprimir
Fonte: COMAE
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Alcoforado

Militares do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), por meio do Centro de Operações Espaciais (COPE), participaram do curso Joint Commercial Operations (JCO), realizado pela Força Espacial Americana no mês de março, na cidade de Colorado Springs, nos Estados Unidos da América (EUA). A turma foi composta, além de militares brasileiros, por militares dos EUA e de Israel.

Durante as atividades, os alunos receberam instruções sobre Gerenciamento e Operação da Célula do JCO, identificação e acompanhamento de ameaças, tais como mísseis anti-satélite, manobras hostis de aproximação e lançamentos de objetos espaciais não identificados, além de instruções sobre a Mecânica Orbital. Ao final da capacitação, os militares foram certificados para gerenciamento da célula operacional, que passará a ter participação efetiva do Brasil, de forma remota, com a criação da célula JCO Brazil. A partir de agora, o Brasil está certificado para realizar operações com o JCO, e a célula brasileira será a responsável por receber a operação de países localizados na Europa e passar para a célula norte-americana, contribuindo para a disponibilidade ininterrupta da consciência do domínio espacial e defesa dos meios espaciais.

“Com o curso no JCO, nós adquirimos novas capacidades operacionais relacionadas à Consciência do Domínio Espacial, tais como a identificação e acompanhamento de ameaças aos ativos espaciais”, destacou o Major Engenheiro Igor Machado Alves, um dos participantes do curso.

Força-Tarefa

A Força-Tarefa Conjunta de Defesa Espacial (JTF-SD), do Comando Espacial dos Estados Unidos (USSPACECOM), tem como missão deter a agressão, defender as capacidades e derrotar os adversários durante o conflito na área espacial. O JCO é a célula da JTF-SD responsável pelo monitoramento espacial de alto desempenho, suporte à lançamentos e detecção de objetos espaciais e comportamentos anormais no espaço, através de informações não classificadas e disponíveis comercialmente.

Fotos: Major Igor / COMAE